segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Depilação



A depilação consiste na extração intencional de pêlos e/ou cabelos do corpo de forma definitiva ou temporária,
pois é, nesta matéria você vai conhecer alguns tipos de depilação e seus cuidados.



Tipos de Depilação:

* Lamina de babear
* Aparelhos elétricos
* A laser
* Cremes depilátorios
* Cera




Lamina de Barbear 

Como facilitar a depilação com a lâmina?
Para que o pêlo seja eliminado com mais facilidade, o ideal é deixá-lo sob água morna por cerca de três minutos. Outra dica é substituir o sabonete por um gel próprio para depilação para que a lâmina deslize com maior facilidade.

Qual é a melhor forma de usar a lâmina na virilha?
Prefira uma lâmina com fita lubrificante, depile-se em um local bem iluminado e estique a pele para cima antes de passar a lâmina. Essas medidas reduzem os riscos de cortes ou irritação na pele.

O que pode ser feito para evitar cortes e machucados?
Há duas precauções importantes durante essa depilação: trocar a lâmina de barbear por uma nova assim que ela não estiver mais deslizando facilmente e passá-la com suavidade sobre a pele.

Quanto mais leve for o toque, menor a possibilidade de se cortar. Quais áreas merecem mais atenção?
As regiões onde o osso está mais superficial, como no tornozelo, exigem cuidados para evitar cortes. Nesses casos, deixe o gel no local por mais tempo para facilitar o deslize da lâmina e a depilação. As axilas também merecem cuidados especiais. Nessa parte do corpo, os pêlos nascem em vários sentidos e existem pequenas dobras de pele que dificultam a operação. O melhor a fazer é esticar ao máximo os braços para cima e passar a lâmina nos quatro sentidos: para cima, para baixo, iniciando à esquerda e iniciando à direita. Assim, não sobram pêlos e a pele não será prejudicada.



 Aparelhos Elétricos

Quantos tipos de aparelho de depilação existem no mercado?
Existem três tipos, que funcionam de maneiras bem diferentes. O mais simples se parece com um aparelho de barbear e elimina o pêlo com uma lâmina. Uma outra versão, mais moderna, tem dispositivos internos que enrolam e puxam o pêlo. O terceiro tipo é o "roll-on"; similar aos aparelhos usados nos institutos de depilação, tem em seu interior um refil para guardar a cera.

Os sistemas de depilação com aparelhos elétricos têm contra-indicações?
Esse método não pode ser aplicado em peles machucadas, irritadas ou que foram expostas ao sol recentemente. O aparelho à base de cera não deve ser usado no rosto, porque a pele dessa região é mais sensível ao calor.

O que é mais eficiente: o tradicional aparelho elétrico com lâmina ou a lâmina de barbear?
Esses métodos são bem similares, mas o aparelho elétrico costuma agredir menos a pele. A lâmina de barbear, por seu formato e leveza, pode ser movimentada para todos os lados e isso pode provocar machucados. Com o aparelho, esse atrito é reduzido, poupando a pele.

Eles arrancam o pêlo pela raiz?
O aparelho com lâmina não. Mas os outros dois modelos eliminam o pêlo pela raiz, que demorará cerca de 20 dias para nascer novamente. Quando o uso do aparelho elétrico que arranca o pêlo pela raiz é mais indicado? Para pêlos fáceis de ser eliminados. Esse método causa mais dor, comparado aos dois outros. Portanto, se aplicado em pêlos duros e resistentes, como os da virilha, a depilação se tornará mais dolorida.



Laser

Como funciona este método?
Um aparelho com fonte de energia gera e emite um comprimento de luz sobre o corpo. Essa luz identifica um ponto escuro na pele e age sobre ele destruindo parte de suas células. O ponto escuro que a luz localiza é a base do pêlo.

A depilação a laser é definitiva?
Quase isso, o método faz uma depilação prolongada. Sua eficácia vai depender da resposta de cada pessoa ao tratamento. Normalmente essa depilação dura de seis meses a um ano e cerca de 80% dos pêlos desaparecem para sempre. Em alguns casos há 100% de sucesso.

Quais são as desvantagens desse método de depilação?
Além do alto custo, se o laser não for aplicado por um profissional altamente capacitado, pode causar cicatrizes, queimaduras e manchas na pele.

Em que tipo de pele o laser funciona melhor?
Ele é indicado para pessoas com peles claras e pêlos escuros. Esse contraste de cores permite que o laser identifique onde está o pêlo e possa eliminá-lo com exatidão.

Em que partes do corpo pode ser feito? Onde ele é mais eficiente?
Em áreas pequenas, como na virilha e nas axilas, o resultado é especialmente positivo. Nesses locais, o pêlo costuma ser mais grosso e escuro, o que facilita localizá-lo e eliminá-lo. Pernas, nádegas, costas e face também podem ser depiladas com laser. Só há uma restrição: a depilação dos pêlos da sobrancelha, porque ela fica muito próxima ao globo ocular.

Quanto tempo dura o tratamento?
Depende da quantidade de pêlos, de seu ciclo de crescimento e da região a ser tratada. A depilação na virilha, por exemplo, pode levar cerca de quatro a seis sessões.

Como é uma sessão?
Cada laser exige uma preparação própria. Mas, no geral, pede-se à paciente que higienize o local com água e sabonete e depile a região (pode ser com cera, lâmina ou mesmo tesoura, dependendo do tipo de laser). A sessão pode durar de 30 minutos a duas horas.

O método é indolor?
Não. Mas o incômodo depende do tipo de laser usado e da tolerância da paciente. De qualquer maneira, pode-se usar um anestésico antes da depilação. As sensações mais comuns são de ardor, mudança de temperatura no local (aquecimento ou esfriamento) e pressão sobre a pele.



Esse método pode ser usado em mulatas e negras?
Depende. Para que a depilação seja bem-sucedida, é preciso que haja contraste de cor entre pêlo e pele. O fio precisa ser bem mais escuro do que o tom da pele, já que o laser age justamente na região mais escura. Aí corre-se o risco de queimar e machucar a pele. Antes de partir para o tratamento, deve-se fazer um teste para prever o resultado. Pelo mesmo motivo, é contra-indicado o laser em peles bronzeadas.

Durante o tratamento, é permitido ir à praia ou à piscina?
Não. Recomenda-se evitar tomar sol um mês antes de fazer a depilação a laser e durante todo o procedimento. Essa precaução evita danos na pele e garante maior eficácia do tratamento. 


Cremes Depilátorios

Qualquer pessoa pode usar o creme depilatório?
Sim, desde que ela tenha feito o teste de sensibilidade com o produto e não tenha apresentado nenhuma alteração na pele. O teste consiste em aplicar o creme na pele por 15 minutos e observar a área por 24 horas. 


Por que os produtos têm um cheiro tão forte?
É resultado da combinação de substâncias presentes na fórmula do produto, como cálcio e amônia.

Como funcionam esses cremes?
Os agentes químicos do produto agem sobre a queratina, camada que envolve e protege o pêlo, corroendo sua base. O fio fica solto e basta passar uma bucha na pele com água morna para que ele caia.

Seu efeito é semelhante ao obtido com o uso da lâmina?
O creme, assim como a lâmina, não elimina o pêlo pela raiz e portanto o processo de crescimento é rápido (cerca de dois a três dias). Por outro lado, esse método é mais suave, evitando risco de cortes e machucados na pele. 


Cera 

Quantos tipos de cera existem e qual a diferença entre eles?
Existem basicamente dois tipos de cera, a fria e a quente. A primeira torna a depilação mais dolorida: a falta de calor não dilata os poros por onde saem os pêlos. Por outro lado, desfavorece o surgimento de pêlos encravados. A quente arranca o pêlo com facilidade e pode conter substâncias que tratam a pele, como mel (hidratante natural), algas (têm efeito calmante) ou azuleno (evita pêlos encravados).

Depilar a sobrancelha ou acima dos lábios com cera quente provoca flacidez facial?
Não. Esse estímulo é superficial. A flacidez, normalmente, é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina que não são atingidas durante a depilação.

Esse método de depilação com cera pode estimular o aparecimento de varizes ou pequenos vasos dilatados?
No caso das varizes, a resposta é negativa, porque elas só aparecem pela falta de capacidade da veia de retornar o sangue. Já quem tem tendência aos vasinhos dilatados deve evitar a cera quente. Esses pequenos vasos são mais superficiais e sensíveis à vasodilatação que o calor provoca.

Por que algumas mulheres sentem dormência no braço quando depilam as axilas?
Essa sensação é conseqüência do ato mecânico de puxar a cera, que provoca estímulos nervosos no local. O incômodo não indica problemas com esse método. Quando esse método de depilar as axilas é contra-indicado? Apenas em mulheres que fizeram mastectomia. Nesse caso, pode-se fragilizar ainda mais a área, aumentando o risco de desenvolvimento de infecções no local. 


 Cuidados após a depilação

Aplique um hidratante suave ou gel de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações na área.
Evite pêlos encravados recorrendo a gel com azuleno.
Jamais passe qualquer produto com álcool – desodorante inclusive – até 12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário